Semana 1
Começando de novo, de novo.
Todo ano, ensaio alguma nova versão de mim mesma para experimentar. Às vezes, ela é meramente uma continuação da que vinha surfando no ano anterior com alguma pequena variação; outras vezes, ela quer ser o oposto daquilo. Este ano, ela vai tentar ser um aprimoramento da versão 2023 – como se aquela tivesse sido um ensaio, e esta, a première, valendo.
Soa um pouco ridícula essa afirmação, ainda mais sabendo que, todo ano, eu começo cheia de motivação e, todo ano, termino cheia de cansaço e alguma frustração. Aliás, esses dias me peguei pensando em como meu visual expressa muito claramente esse ciclo – em janeiro e fevereiro, costumo explorar o melhor do meu guarda-roupa, arriscar penteados novos, usar sapatos bonitinhos e até maquiagem; em novembro e dezembro, é camisetão e tênis surrado na veia. Mas essa é a beleza do ciclo, não é? Saber que ele vai se esgotar, mas também vai ganhar um novo impulso assim que o relógio do dia 31 bater suas doze badaladas. (No caso, eu estava lutando contra o sono da última vez que isso aconteceu, mas meu ponto segue valendo.)
O fato é que 2023 foi um ano esquisito demais para continuar. Ele foi um ano de mudanças grandes e importantes, mas não foi bem um degrau – foi um trampolim, daqueles em que você perde um pouco o equilíbrio e acha que vai estourar o joelho se pisar errado. O Gab estourou o dele, mas já está melhorando. Agora, ambos precisamos fincar bem os calcanhares para aterrissar, pular de novo e entrar num ritmo legal.
Pra isso, começamos o ano lançando um pequeno furacão sobre a casa. Rolou faxina, organização, doação de roupas, compra de roupas, encomenda de materiais, banho e tosa na Cacau (nós mesmos fazemos), supermercado, tomada de decisões (tipo voltar a cozinhar veggie), marcação de médicos, organização de arquivos, de cronograma, tudo o que vocês podem imaginar. Só descanso que não teve.
Ontem, peguei parte da tarde para limpar a galeria do celular. Tenho ele desde 2018, então vocês imaginam o tanto de tranqueira que se acumulou ali. Mas limpar arquivos significa olhar para eles, e de repente descobrir que você está olhando de uma distância de alguns anos, e que o seu rostinho ali em 2020 tinha uma expressão muito diferente da que tem agora. A meta é recuperar aquela expressão.
Parte do “como” isso vai acontecer envolve avançar na Margot. Separei três dias da semana para isso e, se esse livro não sair agora, não sai nunca mais! Outra parte envolve voltar a aparecer. Seja escrevendo aqui com mais regularidade (também separei um dia para isso), seja fazendo vídeos de algum tipo, o importante é criar uma rotina de diálogo, ou de expressão, que me dê pelo menos a sensação de estar agregando algo na vida de alguém. Se vou falar de desenho, de escrita, de cultura ou de mim mesma, só escrevendo pra descobrir. O que não dá é pra querer ser livre e fechada ao mesmo tempo, porque as duas coisas meio que se cancelam.
Pensando nisso, viajar mais é uma meta séria, seja pra conhecer cidades ou pra ficar um pouco em silêncio no meio do mato, curtindo o Gab e a Cacau. Tirar essa sensação de aprisionamento que às vezes pega por aqui. E, uma vez lá, tentar observar mais, registrar mais, absorver mais, pra depois criar melhor.
E, falando em criar, comecei o ano cumprindo uma meta das mais importantes, se vou levar essa coisa de ilustração a sério: inaugurar minha lojinha. (Ooooooh!)
Pois agora ela existe – online, é claro – e está disponível pra quem quiser fuçar. Tem cadernos, quadrinhos (quadros pequenos, não HQs), vasinhos (a maioria já foi vendida ou presenteada, mas tenho uns ainda não pintados aqui), e dá pra encomendar artes personalizadas por lá. Por enquanto, são os mesmos produtos que levei nas feiras de artesanato do ano passado, mas logo logo trarei coisinhas novas pra vender. Assim espero.
Acho que por hoje é só. mas quero saber de vocês: como foi o começo do ano? Vocês também gostam de planejar grandes mudanças nessa época ou é só uma loucura minha mesmo? O que esperam de 2024?
Se você leu até aqui, muito obrigada! Considere compartilhar este post com alguém que também vai gostar:
Se tudo der certo, nos vemos na semana que vem!
Boa semana e um ótimo ano pra vocês. Bjks
Ah! E sigam-me no Instagram também: @juvarella.art




não costumo fazer muitos planos para o ano que está começando, não. mas gosto de arrumações, em geral, e as faço com frequência, o que facilita muito as coisas. como estou sempre limpando arquivos, armários e gavetas, as mudanças são bem sutis.
Vamos juntos Ju. Feliz 2024!